13/01/2026– Mulheres na História – O Lado Feminino Não Contado
Hedy Lamarr (1914 a 2000 E.C.)
Bem-vindas a 2026!
Como poderíamos iniciar este novo ano e ciclo astral sem um novo capítulo aqui no Mulheres na História? Em janeiro de 2026, decidimos mergulhar na trajetória — muitas vezes mal contada — da atriz e inventora Hedy Lamarr (1914-2000 E.C.).
Nascida em Viena, em 1914, sob a sombra da Primeira Guerra Mundial, seu nome de registro era Hedwig Eva Maria Kiesler. Desde cedo, Eva demonstrava uma dualidade fascinante: enquanto sonhava com os palcos, passava horas desmontando objetos para entender como funcionavam. Sua vida, como veríamos, jamais seria definida por uma única faceta.
Ainda jovem, casou-se com um magnata das armas vinculado ao regime nazifascista. O que parecia um destino opressor tornou-se sua maior fonte de aprendizado; durante jantares de negócios, Hedy absorvia secretamente detalhes técnicos sobre armamentos e tecnologia. O que terá uma importância em sua vida e na nossa mais adiante, pois uma das suas invenções seria precursora do que hoje é nosso sistema de navegação de GPS.
Anos depois, ela fugiria para Paris onde conheceu um dos produtos de Hollywood que a ajudaria com um contrato com a MGM e a mudança de nome para Hedy Lamarr. Mais tarde ela embarca para os Estados Unidos onde passou o resto de sua vida e se tornou uma conhecida atriz.
Mas o brilho de Hollywood não a limitou. Durante a Segunda Guerra Mundial, uniu-se ao compositor George Antheil para criar o FHSS (Salto de Frequência), um sistema de comunicação para guiar mísseis sem que fossem detectados. Ganhou a patente em 1942, mas na época, a Marinha dos EUA rejeitou a ideia — não por falta de mérito, mas pelo preconceito de ser uma sugestão vinda de uma mulher e atriz. De fato, como atriz ela ajudou a arrecadar fundos para a guerra, que permitiram financiar os Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
O tempo, porém, fez justiça à sua genialidade. Em 1962, a tecnologia inventada por ela foi usada durante a Crise dos Mísseis. Hoje, a tecnologia de Hedy é a base fundamental para o GPS, Wi-Fi e Bluetooth. Hedy (ou Eva) provou que podemos ser múltiplas: a “mulher mais bela do mundo” foi também a mente que permitiu a conexão global que hoje permite que vocês estejam lendo esse artigo aqui no nosso blog.
Já em sua vida pessoal, a atriz se casou seis vezes e teve três filhos. Com alguns momentos conturbados, principalmente ao final de sua carreira como atriz. Ela morreu em 2000 e um dos seus filhos levou suas cinzas a Viena a pedido da mãe.
Historias de 101 mujeres extraordinarias que cambiaran el mundo – Julia Adams – 2019, página 24
Women in Science – 50 Fearless pioneers who changed the world – Rachel Ignotofsky- páginas 68 e 69
https://es.wikipedia.org/wiki/Hedy_Lamarr