16/07/2024- A dica de leitura da MAV hoje não é apenas um livro, mas três. São três biografias fascinantes de mulheres com histórias distintas, que representam a diversidade no mundo e mostram como podemos criar e recriar nossas próprias narrativas.
Escolhemos estas três biografias porque revelam a luta dessas mulheres contra os papéis sociais e culturais predeterminados, além de destacarem a batalha interna e externa para encontrar seu lugar, pertencer e impactar a vida de outras mulheres e pessoas ao redor do mundo. A contribuição social dessas três mulheres para a diversidade, igualdade e inclusão é inegável.
Além desses aspectos, destacamos que as três histórias se relacionam com os temas que nós, na MAV, trabalhamos: a busca pela satisfação pessoal e profissional, o encontro com aquilo que nos importa cuidar (O Care), a construção de uma identidade alinhada com esses princípios e a superação de uma narrativa imposta que não precisa nos definir. Sobretudo a possibilidade de contar uma nova história.
Malala Yousafzai é uma ativista paquistanesa conhecida mundialmente por sua defesa da educação das meninas e dos direitos das mulheres. Malala é autora do livro “Eu Sou Malala”, que narra sua vida, suas lutas e sua determinação em promover a educação e a igualdade de gênero. Hoje, ela continua a ser uma voz poderosa e inspiradora na defesa dos direitos humanos e na promoção da educação para todos.
Melinda Gates é uma filantropa, empresária e autora americana, conhecida por seu trabalho como cofundadora da Fundação Bill e Melinda Gates, uma das maiores e mais influentes organizações de caridade do mundo. Nascida em 15 de agosto de 1964, em Dallas, Texas, Melinda Ann French se formou em ciência da computação e economia. Além de seu trabalho na fundação, Melinda é autora do livro “O Momento de Voar: Como o Empoderamento das Mulheres Muda o Mundo”, onde discute a importância da igualdade de gênero e compartilha histórias inspiradoras de mulheres que superaram desafios.
Shonda Rhimes é uma renomada roteirista, produtora e autora americana, famosa por sua influência significativa na televisão americana. Nascida em 13 de janeiro de 1970, em Chicago, Illinois, Shonda se formou em inglês pela Universidade de Dartmouth e obteve um Mestrado em Belas Artes pela Escola de Cinema e Televisão da Universidade do Sul da Califórnia. Além de suas realizações na televisão, Shonda é autora do livro “O Ano em que Disse Sim,” onde compartilha suas experiências pessoais e profissionais e defende a importância de dizer “sim” a novas oportunidades e desafios. Este é um livro autobiográfico publicado em 2015, onde ela narra a sua transformação pessoal de ao aceitar um desafio que mudou sua vida: dizer “sim” a todas as oportunidades que a assustavam por um ano inteiro.