Skip to content

Clube do Livro: O filho de mil homens – Valter Hugo Mãe

    06/01/2026 – Valter Hugo Mãe, apresenta nessa obra uma constelação de personagens marcados pela solidão e pela sensação de serem apenas “metade”, sobrevivendo em um mundo onde buscam a inteireza através do encontro com o outro.

    Nessa leitura feita no clube do livro MAV, mergulhamos nessa sensível obra escolhida por nossa comunidade.
     
    O livro nos apresenta a Crisóstomo, um pescador de quarenta anos que, sentindo-se pela metade, decide inventar a sua própria felicidade. Acompanhamos sua jornada ao acolher Camilo, um órfão marcado pela tragédia de sua mãe — uma anã discriminada pela sociedade.
     
    Nesta resenha, discutimos como essa família improvável se expande para abrigar outras ‘metades’ solitárias: Isaura, a mulher que ‘diminuía’ até quase desaparecer devido a traumas e abuso e Antonino, que sofre com a homofobia brutal e a complexa rejeição de sua própria mãe, Matilde.
     
    Analisamos a redenção de Matilde através da adoção da pequena Mininha e como o afeto genuíno de Crisóstomo ensina que a paternidade não exige coragem, mas honestidade.
     
    Uma história comovente sobre como o sangue não determina o afeto e como, juntos, esses personagens constroem um ‘palácio’ onde a felicidade é uma conquista diária sobre a dor.

    Acesse a nossa resenha comentada clicando no botão abaixo e junte-se a nós nesta leitura enriquecedora!

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *